segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Escola Municipal Antônio de Alencar comemora implantação do Turno Integral



Texto e fotos: Gabriela Pacheco
O projeto de turno integral nas escolas municipais de Osório é uma realidade que se consolida cada vez mais. Na tarde de sexta-feira, dia 18, no Ginásio Municipal Rutílio Kestering, em Osório, ocorreu uma solenidade da implantação bem sucedida do projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antônio de Alencar. O evento reuniu autoridades, pais, alunos, funcionários e professores do educandário.

Na ocasião, a coordenadora do projeto Kátia Lessa e a diretora da escola, Tânea Lessa apresentaram todas as atividades realizadas no turno integral com as 189 crianças participantes do projeto desde o seu início em agosto deste ano. Os hinos foram apresentados pelo músico Loreno Santos e a oficineira Lilian Querlen. Os oficineiros e monitores que realizam as atividades foram apresentados aos convidados, as autoridades receberam lembranças produzidas pela escola e as crianças ainda realizaram uma apresentação musical.

O Secretário Municipal de Educação, Gil Davóglio falou da satisfação de ver as crianças bem assistidas. “Estamos muito satisfeitos com o projeto, de ver os alunos aproveitando todas as atividades oferecidas com entusiasmo, desenvolvendo suas habilidades e tendo um rendimento escolar maior”, disse o secretário.

Cada oficineiro apresentado pela direção da escola era aplaudido com grande entusiasmo pelas crianças. “O turno integral é uma modelagem de qualificação, de potencialização de crianças, de vocações, de atividades e também uma condição de melhorar o ensino na medida em que tu socializas a criança e, fundamentalmente, a escola de turno integral dá a plenitude às crianças e à família”, disse o prefeito.

Os pais trabalhadores que têm seus filhos inscritos no turno integral podem trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos não estão ociosos. A calçadista Angélica Trindade, mãe de Jamile de 9 anos, aprova o projeto em que a filha está. “A gente trabalha o dia todo e gostei muito. Ela gosta de tudo, se ela fica sem ir, chora porque adora muito. Antes ela ficava sozinha em casa e a minha mãe dava uma reparada. Agora eu posso trabalhar sossegada”, disse Angélica que, juntamente com a filha, participaram da solenidade de sexta-feira e, após, ao lanche oferecido no local a todos os convidados que ainda visitaram as salas onde ocorrem as oficinas no Ginásio Municipal.



Desde agosto deste ano, 189 estudantes, da escola que possui 398 alunos e vai até a 4ª série, participam das atividades de turno integral. São crianças de 6 a 12 anos que realizam várias atividades no turno oposto ao da aula como aulas de reforço escolar, oficinas e refeições.

Entre as atividades que são oferecidas às crianças do turno integral da Escola Municipal Major Antônio de Alencar estão: monitores e oficineiros – Ana Paula Albuquerque (brinquedoteca); Douglas Vaz (informática); Ismaile Alans (violão e música); João Felipe (teatro); João Vicente (futsal); Lilian Querlen (música); Nicole Campos (artesanato); Paloma Delgado (monitora de reforço); Siriane Gross (monitora de recreação); Vanessa Campos (xadrez e dança); Regina Navarro e Laís dos Santos (estagiárias); Greice Nunes e Vânia Teresinha (serventes); Cleonice, Mara Rosane, Nelci e Hana (merendeiras).










Nenhum comentário:

Postar um comentário