domingo, 20 de novembro de 2011

JOGOs PSICOMOTORES

  VARRENDO A BOLA

  PREPARAÇÃO!!! ATENÇÃO!!! JÁ!!!
 
Desenvolvimento: dividir a turma em duas colunas com o mesmo número de participantes. As primeiras crianças das colunas devem ficar com um cabo de vassoura e uma bola cada uma. Dado o sinal, as crianças devem varrer a bola com o cabo de vassoura até uma linha de chegada determinada pela turma e voltar, entregando o cabo de vassoura ao próximo colega, que continua a brincadeira e assim por diante.As alunas foram muito bem no jogo e amaram varrer a bola...rs
 
 
PASSA-ANEL: Idade: A partir dos 5 anos. Locais: Pátio. Material: Um anel. Participantes: No mínimo 4. Como brincar: Uma criança fica com o anel. As outras se sentam em um banco, uma ao lado da outra, com os braços apoiados no colo e com a palma das mãos unidas. A "dona" do anel passa suas mãos unidas entre as de seus companheiros escolhendo um deles para receber o anel. Ela repete esse movimento algumas vezes- pode até fingir que colocou nas mãos de alguém. Quando resolver parar, abre as mãos mostrando que estão vazias e pergunta para um dos participantes: "Com quem está o anel?" Se o escolhido acertar a resposta tem direito de passar o anel. Se não, a brincadeira recomeça com o mesmo passador. Trabalha problemas temporais apresentados na leitura e na escrita e consciência sigmentária do membro superior; fixação direito esquerda.
BANDEIRINHA: Idade: A partir dos 7 anos. Local: Pátio ou Quadra de Vôlei. Material: Duas Bandeiras de cores diferentes que podem ser garrafas PET, por exemplo: Participantes: No mínimo 4 (quatro). Como brincar: O grupo é dividido em duas equipes. Cada uma escolhe um campo e coloca a sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário. O objetivo é recuperar a bandeira sem ser tocado. Quem for pego fica parado no lugar até que um colega de equipe se arrisque a salvá-lo. Para isso basta tocá-lo. Assim, ele fica livre para voltar ao campo de origem ou investir mais uma vez na recuperação da bandeira. O time precisa decidir a melhor estratégia, já que se avançar no campo adversário com muitos jogadores ficará com poucos para defender o seu. A bandeira também é chamada de Pique-Bandeira, Bandeira, Rouba-Bandeira, Bimbarra. Trabalha temporal espacial, noção de distância eprecisão, Psicomotricidade geral, desporto de assimilação, o Basquetebol.
QUEIMADA: Idade: A partir dos 7 anos. Local: Pátio ou quadra de vôlei. Material: Bola. Participantes: No mínimo 4(quatro) Como brincar: O grupo é dividido em duas equipes, cada uma com seu campo. Decidem-se quem começa com a bola. O objetivo é acertar um participante do time adversário  e eliminá-lo. Se a criança conseguir pegar a bola, te o direito de atirá-la em um jogador da outra equipe. Ganha o time que eliminar todos os participantes da equipe concorrente. "A brincadeira também é chamada de queima". Trabalham movimentos coordenados espacial e lateralidade, a competitividade autonomia decisiva.
 

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