segunda-feira, 4 de outubro de 2010

BRINCADEIRAS INFANTIS!!

Passando moeda
Objetivos:

Trabalho em equipe, cooperação, superar metas, estratégia e organização.

Procedimentos:

- Os participantes deverão formar um grande círculo e voltados para o centro.

- O instrutor informa que o objetivo do jogo é cada participante passar uma moeda por dentro da roupa no menor tempo possível.

- O importante é que todos passem a moeda começando da camiseta, deixando a moeda escorregar até a boca da calça.

- O instrutor entraga a moeda para um participante que inicia a passagem da moeda por dentro de sua roupa. Depois que a concluído, ou seja, a moeda cair no chão, o próximo participante pegará a moeda e passará por dentro de sua roupa. A atividade termina quando todos os particpantes tiverem passado a moeda por dentro de suas roupas.

- O instrutor contará o tempo de início e término comparando as performances. Troca Toca e Troca CoelhoPaola tem essa que é para sensibilizar as pessoas de serem excluídas. No final da dinâmica pergunte a sensação das pessoas que ficaram sem toca ou de não serem escolhidas.

- Os participantes formam grupos de 3 pessoas e 1 pessoa deverá sobrar.

- 2 pessoas erguem os braços, juntando as suas mãos, formando o telhado da toca do coelho e a terceira pessoa representará o coelho que deverá ficar dentro da toca, formado pelas 2 pessoas.

- A regra do jogo é o seguinte: Quando dado a ordem: “Troca Coelho” – os coelhos deverão trocar de toca com outros coelhos(as tocas não poderão sair do lugar). Quando for “Troca Toca” – as tocas deverão trocar de lugar, acolhendo outros coelhos(os coelhos não deverão sair do lugar).


- A pessoa que sobrou será responsável em dar as ordens para os coelhos ou para as tocas. Quer mais dinâmicas? Procure em http://wata-eh-legal.blogspot.com/search/label/din%C3%A2micas%20de%20grupo
 
AMIGO OU AMIGA?: - (CALMO)
Desenvolvimento: Jogadores espalhados à vontade pela sala. Provisoriamente, sairá um. Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objetoqualquer: mesa, caneta, etc. Será chamado o que estiver ausente.- Amigo ou amiga? Perguntará ele.- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).Em seguida, irá indagando de um a um:- Como gosta?As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição: oval, comprida, escura, etc.Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo. Caso contrário retornará ao primeiro, prosseguindo:- Para que serve?Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto. Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:- Como quer?Prosseguirá o jogo do mesmo modo. O adivinhador terá direito de citar 3 objetos. Quando descobrir, será substituído pelo que designar.
 
ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!: - (CALMO)
Formação: Em círculo, sentados na sala de aula ou à vontade.Desenvolvimento: Ao iniciar o jogo, todos dirão: “__ Atenção! Concentração!” Logo em seguida baterão palmas 3 vezes.“__ Atenção” – 3 palmas“__ Concentração” _ 3 palmas“__ Diga o nome” _ 3 palmas“__ Nome de” _ 3 palmasA seguir o professor ou uma criança por ele indicada falará e os demais baterão palmas da seguinte maneira:“__ Uma fruta” _ 3 palmas“__ Que você” _ 3 palmas“__ Mais gosta” _ 3 palmasLogo após da ordem indicada pelo professor cada criança dirá o nome de uma fruta e baterá 3 palmas, que será acompanhada por todo o grupo.Depois de todos os alunos tiverem dito o nome de uma fruta, o professor ou outro aluno, sem intercessão, continua a brincadeira, dando nova ordem.Poderão ser lembrados: nomes de cidades, bairros, países, acidentes geográficos, vultos históricos, compositores, artistas, etc. Pagarão prendas os queerrarem.
 
PIRULITO QUE BATE – BATE: - (CALMO)
Formação: Crianças em par, uma de frente para outra.Desenvolvimento: Começam a cantar a música, batendo com as palmas das mãos seguindo o ritmo da música. Enquanto que uma bate com a mãoesquerda outra bate com a direita e vice versa.LETRA: Pirulito que bate – batePirulito que já bateuQuem gosta de mim é eleQuem gosta dele sou eu
 
TIRO AO ALVO: - (CALMO)
Material: 1 moeda.
Preparação: Alvo desenhado no chão. Crianças divididas em duas equipes.
Desenvolvimento: Virão as crianças, uma após outra, jogarão a moeda no alvo desenhado e contarão os pontos obtidos de acordo com o número
marcado no espaço onde parar a moeda. Assim procederá todo o grupo, adicionando na segunda vez que jogar os pontos alcançados anteriormente.
Caso caia em cima das linhas não haverá nada a adicionar.
Vitória: Será vencedor quem conseguir maior número de pontos.
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