terça-feira, 26 de julho de 2011

26 Julho - Dia dos avós

Como é lindo o amanhecer dos filhos que amam seus pais e os netos que sentem o mesmo por seus avós de cabelinhos brancos.
Um dia sempre será pouco para aquele ou aquela que, quase sempre no mundo de hoje, é a grande proteção dos netinhos, ajudando seus filhos financeiramente ou dando seu tempo na ajuda a ambos.
Como é triste a separação dos pais. É um golpe no lar para seus filhos, que ficam ao desamparo.
Mas, como um presente de Deus, surgem os avós, com seu manto de carinho e força de quem lutou muito na vida, conquistando tudo, e ainda tendo tempo para criá-los.
Só fico triste quando um filho esquece seus pais em um asilo, como um trapo qualquer. O que, no amanhã, pode esperar de seus protegidos de hoje? Um tratamento diferente?
Viva o filho que ama seus progenitores. Com certeza eles darão o mesmo amor e a proteção devida até o fim de seus dias.
Viva aos bons velhinhos.
Dia 26 de julho é lindo, com Sol ou com chuva.
Autor: Paulo Kwamme

Vídeos educativos!!


domingo, 24 de julho de 2011

Brincadeiras para as férias!!!

Saco secreto: Coloque dentro de uma sacola escura e grossa um objeto de sua casa. Seu amigo tem que descobrir o que é apenas apalpando, sem ver. Ao mesmo tempo, você também tenta descobrir o que ele escondeu em outra sacola para você. Quem falar o objeto certo primeiro ganha.

Musica com a palavra: Façam uma roda. Um amigo fala uma palavra e os outros, um de cada vez, têm que cantar uma música com ela. A brincadeira vai até que alguém não consiga mais se lembrar de nenhuma canção. Essa pessoa, então, é quem dita a próxima palavra para os outros cantarem.

Fazenda: Esse jogo precisa de um espaço maior, como por exemplo a garagem de casa ou a área de lazer do prédio.

Com giz de lousa, desenhe quadrados nos cantos do lugar do jogo, que serão chamados de currais ou jaulas. Dentro de cada jaula desenhe um animal: cachorro, galinha, vaca e porco.

Os jogadores se dividem nos currais em números iguais. No centro do campo fica o fazendeiro. Uma pessoa fica de fora do jogo e será o narrador. O papel do narrador é organizar a troca dos bichinhos, gritando quem deve trocar de curral.

Ele pode, por exemplo, falar: "Troca. Cachorro e galinha." Os jogadores que estiverem nesses currais devem ir correndo até o local indicado, sem serem pegos pelo fazendeiro.

Quem for pego sai do jogo, até sobrar somente um jogador. Ou, se preferir, quem é pego vira narrador, e a brincadeira continua.

Estica: Para essa brincadeira você vai precisar de fita adesiva, papel, caneta e três sacos plásticos (para realizar o sorteio). O jogo pode ser individual ou em equipes.

Primeiro, defina o local. Divida o espaço do jogo em três partes (azul, vermelho e verde). Dentro desse espaço, pregue pedaços de fita adesiva a cada 15 cm, com números 1, 2, 3, 4 e 5.

Escreva em pedaços de papel: mão direita, mão esquerda, perna direita e perna esquerda e coloque os papéis em um saco plástico. Pegue outro saco e escreva as três cores do jogo (azul, vermelha e verde).

Em um terceiro saco plástico, escreva os números de 1 a 5.

Um jogador de cada vez realiza o sorteio dos três sacos. Por exemplo: mão esquerda, cor azul e número 3. O jogador deve encostar a parte do seu corpo no local e números sorteados. Se conseguir fazer isso ganha 10 pontos.

Depois disso, o jogo continua com o segundo sorteio, sem tirar a parte do corpo que já está no chão para executar o próximo movimento. E assim segue sucessivamente, até o jogador obter 40 pontos ou não conseguir realizar o movimento, quando vence quem tiver feito mais pontos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Brincadeiras

Arco – Íris A
Fazer um arco-íris no chão com giz ou tiras de papel crepom coloridas. Colocar no final do arco-íris um baú (caixa de papelão) com brinquedos, bexigas, objetos ou fantasias que correspondam às cores do arco-íris desenhado no chão. Execução: formar fileiras, uma para cada cor atrás de uma linha em frente ao arco-íris a mais ou menos 1m de distância ao sinal do professor, os primeiros de cada fila deverão sair andando por cima da linha até o baú e trazer um objeto que corresponda à cor de sua equipe. Todos deverão repetir o mesmo processo; a próxima criança sairá somente quando seu companheiro ultrapassar a linha de chegada. A equipe que primeiro completar o jogo será vencedora.

Sugestões de atividades férias julo

Nossas atividades para o curso de férias serão:


  • Contação de histórias, trabalho corporal, jogos e atividades de artes plásticas.
   
  • Oficinas de Brinquedos, construção de brinquedos de sucata com as crianças e brincadeiras com os mesmos.
  • Confecção de livros com as poesias de Vinícius de Moraes para crianças, com diversos materiais. Cantos com atividades diversificadas com massinha, jogos de montar e de artes plásticas.

  • Montagem de pequenas peças teatrais com histórias já conhecidas pelas crianças que serão apresentadas de diversas maneiras: fantoche, bonecos, sombras, máscaras (serão confeccionadas pelas crianças).

Férias de Julho

Férias é tempo de descansar? Não, férias é tempo de fazer arte, no sentido literal da palavra. Teatro, pintura, desenho, dança, o leque de opções é grande para quem quer aproveitar o tempo livre das férias para se aprimorar culturalmente. Tempo de envolver as crianças, seja em casa ou em outro lugar, com atividades prazerosas e também estimulem os pimpolhos....
BOM RECESSO... PRA QUEM TEM!?

Atividades para a Férias de JULHO

segunda-feira, 18 de julho de 2011