segunda-feira, 25 de outubro de 2010

HISTÓRIAS

Estava vasculhando e olha só a idéia legal que achei no blog Cantinho Lúdico!!

HALLOWEEWN

Apesar de ser uma festa pagã, a palavra “Halloween” tem origem na expressão: “All Hallow’s Eve”, que significa “véspera de todos os santos”, uma vez que se refere à noite de 31 de Outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Por todo o mundo, há crianças vestidas de bruxa e fantasma na noite de 31 de Outubro e outras tantas que escondem o dente debaixo da almofada para receber um presente da Fada dos Dentes. Duas tradições importadas dos Estados Unidos. Os símbolos mais conhecidos do Dia das Bruxas são as abóboras com velas, que iluminam os espíritos e as bruxas que se reuniam neste dia com o Diabo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

BRINCADEIRAS INFANTIS!!

Passando moeda
Objetivos:

Trabalho em equipe, cooperação, superar metas, estratégia e organização.

Procedimentos:

- Os participantes deverão formar um grande círculo e voltados para o centro.

- O instrutor informa que o objetivo do jogo é cada participante passar uma moeda por dentro da roupa no menor tempo possível.

- O importante é que todos passem a moeda começando da camiseta, deixando a moeda escorregar até a boca da calça.

- O instrutor entraga a moeda para um participante que inicia a passagem da moeda por dentro de sua roupa. Depois que a concluído, ou seja, a moeda cair no chão, o próximo participante pegará a moeda e passará por dentro de sua roupa. A atividade termina quando todos os particpantes tiverem passado a moeda por dentro de suas roupas.

- O instrutor contará o tempo de início e término comparando as performances. Troca Toca e Troca CoelhoPaola tem essa que é para sensibilizar as pessoas de serem excluídas. No final da dinâmica pergunte a sensação das pessoas que ficaram sem toca ou de não serem escolhidas.

- Os participantes formam grupos de 3 pessoas e 1 pessoa deverá sobrar.

- 2 pessoas erguem os braços, juntando as suas mãos, formando o telhado da toca do coelho e a terceira pessoa representará o coelho que deverá ficar dentro da toca, formado pelas 2 pessoas.

- A regra do jogo é o seguinte: Quando dado a ordem: “Troca Coelho” – os coelhos deverão trocar de toca com outros coelhos(as tocas não poderão sair do lugar). Quando for “Troca Toca” – as tocas deverão trocar de lugar, acolhendo outros coelhos(os coelhos não deverão sair do lugar).


- A pessoa que sobrou será responsável em dar as ordens para os coelhos ou para as tocas. Quer mais dinâmicas? Procure em http://wata-eh-legal.blogspot.com/search/label/din%C3%A2micas%20de%20grupo
 
AMIGO OU AMIGA?: - (CALMO)
Desenvolvimento: Jogadores espalhados à vontade pela sala. Provisoriamente, sairá um. Os outros escolherão, para figurar no jogo, um objetoqualquer: mesa, caneta, etc. Será chamado o que estiver ausente.- Amigo ou amiga? Perguntará ele.- Amiga, dirão os outros (se o objeto for do gênero feminino).Em seguida, irá indagando de um a um:- Como gosta?As respostas irão sendo dadas à vontade, evitando repetição: oval, comprida, escura, etc.Se, com algumas destas respostas, conseguir adivinhar, escolherá um colega para substituí-lo. Caso contrário retornará ao primeiro, prosseguindo:- Para que serve?Irão respondendo de acordo com a utilidade do objeto. Se ainda não descobrir, dará nova volta, indagando:- Como quer?Prosseguirá o jogo do mesmo modo. O adivinhador terá direito de citar 3 objetos. Quando descobrir, será substituído pelo que designar.
 
ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!: - (CALMO)
Formação: Em círculo, sentados na sala de aula ou à vontade.Desenvolvimento: Ao iniciar o jogo, todos dirão: “__ Atenção! Concentração!” Logo em seguida baterão palmas 3 vezes.“__ Atenção” – 3 palmas“__ Concentração” _ 3 palmas“__ Diga o nome” _ 3 palmas“__ Nome de” _ 3 palmasA seguir o professor ou uma criança por ele indicada falará e os demais baterão palmas da seguinte maneira:“__ Uma fruta” _ 3 palmas“__ Que você” _ 3 palmas“__ Mais gosta” _ 3 palmasLogo após da ordem indicada pelo professor cada criança dirá o nome de uma fruta e baterá 3 palmas, que será acompanhada por todo o grupo.Depois de todos os alunos tiverem dito o nome de uma fruta, o professor ou outro aluno, sem intercessão, continua a brincadeira, dando nova ordem.Poderão ser lembrados: nomes de cidades, bairros, países, acidentes geográficos, vultos históricos, compositores, artistas, etc. Pagarão prendas os queerrarem.
 
PIRULITO QUE BATE – BATE: - (CALMO)
Formação: Crianças em par, uma de frente para outra.Desenvolvimento: Começam a cantar a música, batendo com as palmas das mãos seguindo o ritmo da música. Enquanto que uma bate com a mãoesquerda outra bate com a direita e vice versa.LETRA: Pirulito que bate – batePirulito que já bateuQuem gosta de mim é eleQuem gosta dele sou eu
 
TIRO AO ALVO: - (CALMO)
Material: 1 moeda.
Preparação: Alvo desenhado no chão. Crianças divididas em duas equipes.
Desenvolvimento: Virão as crianças, uma após outra, jogarão a moeda no alvo desenhado e contarão os pontos obtidos de acordo com o número
marcado no espaço onde parar a moeda. Assim procederá todo o grupo, adicionando na segunda vez que jogar os pontos alcançados anteriormente.
Caso caia em cima das linhas não haverá nada a adicionar.
Vitória: Será vencedor quem conseguir maior número de pontos.
Quer mais jogos? Aqui tem mais! http://wata-eh-
legal.blogspot.com/search/label/jogos

Atividades dia das crianças

Olá, encontrei algumas atividades sobre o dia das crianças em dois blogs ótimos: anjinhos de pijama e pra gente miúda:
Olha que lindo esses modelos de lembrancinhas para o dia das crianças, que encontrei no blog Fazendo Arte na Escola II. O saquinho é feito com TNT e o restante com eva, dentro dele você pode colocar guloseimas.